Mulata de Nei Lima.
Inaugurou no último dia 23, no Castelinho do Flamengo, a exposição de artes visuais "Bonequinhos Viajantes", organizada pelos artistas gráficos Marcelo Martinez e Romero Cavalcanti. Nada mais nada menos que 80 ilustradores, muitos deles ativos no meio das histórias em quadrinhos, criaram personagens de aproximadamente 15 cm de altura e registraram sua criação numa fotografia em seu "habitat natural".
Mas que o leitor aqui do JBlog não pense que é mais uma exposição oportunista de toy art, a última modinha entre os mudernos de plantão. “Acho que nem mesmo se enquadrariam na categoria de paper toys, uma vez que não foram pensados como algo para ser manipulado ou colocado em uma prateleira, embora alguns dos trabalhos até brinquem um pouco com isso”, explica Martinez. “São ilustrações, pensadas em um suporte diferente, que lhes confere um aspecto tridimensional”.
E de onde surgiu a idéia desta mostra? “O Romero Cavalcanti e eu pensamos em um modelo de exposição coletiva onde o conjunto de trabalhos em si se configurasse quase como uma única obra, de múltiplos autores. Mas focando na simplicidade, no ato de desenhar por diversão”, conta o curador. “A ideia era simbolizar um crescente abraço dos Bonequinhos de vários cantos do Brasil, que, metaforicamente, vão dando as mãos uns para os outros. Daí o conceito de "viagem", presente também na cenografia criada pelo Romero e na estrutura de montagem que adotamos para o espaço da mostra, valorizando a exposição dos originais”.
Ok, mas esse aqui é um blog sobre quadrinhos e animação. Qual o link entre eles e a exposição? Martinez responde numa só tacada: “Tinta/papel/diversão. Nossa ideia era montar um time multidisciplinar de artistas gráficos. Temos ilustradores, cartunistas, quadrinistas, animadores, artistas plásticos, designers e grafiteiros. São estilos e técnicas diversas. Em comum, o prazer de desenhar, independentemente da área de atuação”.
E dá uma informação que certamente vai deixar muita gente tentada de conferir ao vivo. “O catálogo da expo, gratuito para os visitantes, é um posterzão dupla face, com um lado apresentando os originais, e o outro com a sequência de fotos dos bonequinhos, tiradas pelos próprios autores. Este lado das fotos traz uma organização que meio que conta uma historinha coletiva, pois agrupamos as imagens por assunto (dentro de casa, exterior, natureza, etc). O caráter de cada personagem é sugerido por sua relação com o "habitat natural" que cerca estas fotos”.
E aí, ficou curioso? A expo fica até 27 de fevereiro, com entrada franca e censura livre.
Para mais informações, visite o site oficial: http://www.bonequinhosviajantes.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário