domingo, setembro 30, 2007

Wagner Moura

Wagner Moura, ator brasileiro, nasceu em Rodelas em 27 de junho de 1976, na Bahia.
Formado em jornalismo na Universidade Federal da Bahia, já atuou em vários filmes em pouco tempo de carreira.
Interpretou Juscelino Kubitschek quando jovem na minissérie homônima da Rede Globo.

Peças teatrais:
2005 - Dilúvio em Tempos de Seca
2000 - A Máquina - Antônio

Trabalhos na TV:
2007 - Paraíso Tropical - Olavo
2005 - A Lua me Disse - Gustavo Bogari (Minissérie)
2006 - JK - Juscelino Kubitschek (jovem) Série
2003 - Sexo Frágil - Edu/Magali
2003 - Carga Pesada - Pedrinho
Filmografia:
2007 - Tropa de Elite - Capitão Nascimento
2007 - Saneamento Básico, o Filme
2007 - Ó Paí, Ó
2005 - A Máquina
2005 - Cidade Baixa
2004 - Nina
2003 - Caminho das Nuvens
2003 - Carandiru, O Homem do Ano, Deus é brasileiro
2002 - As três Marias
2001 - Abril Despedaçado
2000 - Sabor da Paixão
2000 - Rádio Gogó (curta-metragem)

quinta-feira, setembro 27, 2007

Bruno Gagliasso

Bruno Gagliasso, ator brasileiro nasceu no Rio de Janeiro em 13 de abril de 1982.
Irmão mais velho do também ator Thiago Gagliasso.
Casou religiosamente com a atriz Camila Rodrigues no dia 19 de agosto de 2006.
O casal conheceu-se nas gravações da telenovela "América", de Glória Perez, onde Camila estreou como atriz no papel de Mari, e Bruno fez o personagem Júnior.
Bruno é campeão em participações no quadro Vídeo Game, do Vídeo Show.
Trabalhos na TV:
2007 - Paraíso Tropical - Ivan Novaes
2006 - Dom (especial) - Teo
2006 - Sinhá Moça - Ricardo Garcia Fontes
2005 - América - Júnior (Sinval Júnior Fontes)
2003 - Celebridade - Inácio Vasconcelos Amorim
2003 - A casa das sete mulheres (minissérie) - Caetano
2001 - As Filhas da Mãe - Artur Rocha
2000 - Chiquititas - Rodrigo
1990 - Barriga de Aluguel
Trabalhos no cinema:
2002 - As Vozes da Verdade (curta-metragem) - Lucas

segunda-feira, setembro 24, 2007

Sérgio Reis

Sérgio Reis, nome artístico de Sérgio Basini, (São Paulo, 23 de junho de 1940) é um cantor sertanejo brasileiro, famoso pelo seu repertório diversificado.

Anteriormente vinculado à Jovem Guarda — época de sucessos como "Coração de papel" —, gravou seu primeiro disco de música sertaneja "Menino da gaita" em 1972.

Seguiu-se o sucesso de "Menino da Porteira", "Adeus Mariana", "Disco Voador", "Panela Velha", "Filho Adotivo", "Pinga ni Mim" e várias outras canções.

Como ator, trabalhou em algumas telenovelas, como Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão, na extinta TV Manchete, O Rei do Gado, na Rede Globo e Bicho do Mato da Rede Record.
Atuou também em três filmes: O Menino da Porteira, Mágoa de Boiadeiro e O Filho Adotivo. Fez 500 Shows pelo Brasil. Programa de rádio (Rádio Caminhoneiro) considerando a retransmissão de 170 emissoras.

Uma das Grandes Conquistas aconteceu em Los Angeles, no dia 13 de setembro de 2000, a entrega do 1º GRAMMY LATINO. Na categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja, concorreram: Sérgio Reis, Zezé Di Camargo & Luciano, Roberta Miranda e Leonardo. O vencedor foi: SÉRGIO REIS, com o CD "Sérgio Reis e Convidados".

A Cidade de Ouro Fino inaugurou em março de 2001, a estátua do menino da porteira, um monumento com mais de 10 metros de altura. Na solenidade aconteceu uma grande homenagem à Sérgio Reis, que colocou a mão na estátua, gravando assim, no concreto, a sua marca que ficará eternizada na praça pública da cidade.
Os moradores de Ouro Fino consideram que a cidade é conhecida em todo o Brasil, graças a existência do "Serjão"que gravou e fez muito sucesso com a música O Menino da Porteira.

domingo, setembro 23, 2007

MARCEL MARCEAU

Nascido no dia 22 de março de 1923 em Estrasburgo (leste da França), Marcel Mangel, nome do mímico mais famoso do mundo, Marcel Marceau, levou a arte da mímica a patamares jamais alcançados, rodando o mundo como "Bip", o grande personagem criado por ele em 1947 e que o tornou famoso.

Aluno de Etienne Decroux, pioneiro da mímica moderna, foi professor de arte dramática em Paris e ao terminar a guerra mundial ingressou na companhia de Madeleine Reanud e Jean Louis Barrault onde se destacou no papel de Arlequim.

De aparência frágil, mas com grande vivacidade, Marceau foi o artífice do renascimento, após a Segunda Guerra Mundial, da arte da pantomima, que havia sido obscurecida pelo cinema mudo de Charles Chaplin, Buster Keaton e Laurel e Hardy.

Única 'trupe' de mímica no mundo nos anos 1950 e 1960, a Companhia Marcel Marceau atuou nos principais teatros da França e do Mundo, fazendo grande sucesso.

De 1969 a 1971, Marceau lecionou na Escola Internacional de Mímica, antes de criar a Escola Internacional de Mimodrama em Paris no ano de 1978.

Apesar da idade avançada, Marceau continuava fazendo no início dos anos 2000 cerca de 250 apresentações por ano no mundo
.
"A mímica é uma arte que hipnotiza. É uma linguagem universal", dizia aquele que tinha descoberto sua vocação rindo, quando era criança, numa sala de cinema.

Filho de um açougueiro que morreu em Auschwitz, campo de concentração nazista, Marceau entrou na Resistência Francesa em 1944.

"As pessoas que voltavam dos campos de concentração não podiam falar, não sabiam como contar suas histórias. Eu me chamo Mangel e tenho origens judias. Talvez isso tenha influenciado inconscientemente na minha escolha pelo silêncio", afirmou Marceau ao Le Monde em 1997.

Conhecido em todo mundo por sua versatilidade teatral mímica, Marceau foi nomeado Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas para o Envelhecimento, e foi agraciado com muitos prêmios, incluindo o Deburau (1948), além de dois Emmy por seus programas de TV.

Conhecido em todo o mundo, o mestre dos mímicos esteve no Brasil algumas vezes.
A última delas foi em 2005, quando, aos 82 anos, realizou uma turnê de despedida pela América Latina, que o levou, além dos palcos brasileiros, a Cuba, à Colômbia e ao Chile.

Foi premiado na França com as maiores condecorações oficiais - Oficial de la Legión de Honor, Comendador de Las Artes y las Letras y Gran Oficial de la Orden Nacional del Mérito - era membro também da Academia de Artes de Berlim e Munique.

O "Charlie Chaplin da mímica" foi casado três vezes e era pai de quatro filhos.
Fez notáveis incursões no cinema como ator, com Roger Vadim em "Barbarella" (1968), "Paganini" (1989) e com Mel Brooks em "A Última Loucura de Mel Brooks" ("Silent Movie"), onde era o único personagem que falou "Não!" no filme (1976).

quinta-feira, setembro 13, 2007

PEDRO DE LARA

Pedro Ferreira dos Santos, mais conhecido como Pedro de Lara (Bom Conselho, 25 de Fevereiro de 1925 – Rio de Janeiro), foi uma personalidade de rádio e televisão brasileiro, de múltiplas atividades que atingiu status de celebridade como jurado de programas de calouros.

No início da década de 70, paralelamente à sua atuação na Rádio Tupi do Rio de Janeiro num quadro em que interpretava sonhos, Pedro passou a fazer parte do júri do Show de Calouros, parte do Programa Silvio Santos.

De 1980 em diante, Pedro participou do programa do palhaço Bozo, um grande sucesso da TVS e do SBT durante os anos 80. Pedro era Salsi Fufu, o mais estressado da turma, parceiro de Papai Papudo e Vovó Mafalda.

Como ator, Lara também participou de diversas produções do gênero pornochanchada, durante os anos 1970 e inícios de 1980. Entre esses filmes, destacam-se Emoções sexuais de um cavalo (1986), A máfia sexual (1986), Bonitas e gostosas (1979), As taradas atacam (1978) e As 1001 posições do amor (1978).Pedro de Lara também foi astrólogo nas revistas Amiga e Sétimo Céu e radialista na Rádio Atual, além de empresário de sua esposa Mag de Lara, escritor, ator e cantor. Em suas próprias palavras: "No meu disco o pau come, é nordestino da bexiga porreta!".

Sua última atuação como jurado se deu no programa Gente que Brilha, do SBT. Nos últimos anos de vida, Pedro de Lara lançou o Livro da Sabedoria, que contém pensamentos como “Todo pai corujão faz do seu filho um bobão” e “Na vida tem que ter estilo, quem não tem, não é isso nem aquilo”.

Em um de seus livros, "A porta Proibida", Pedro fala sobre o comportamento do homem após a criação da primeira porta da humanidade. Vulgaridade, pederastia e outros comportamentos são discorridos sob a ótica do artista.
Pedro de Lara morreu neste último dia 13 de setembro, vítima de câncer de próstata, aos 82 anos. Deixou viúva, Mag de Lara, e quatro filhos.

segunda-feira, setembro 03, 2007

Wilson Simonal

Wilson Simonal de Castro, (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1939 - 25 de junho de 2000) foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970.
Começou a carreira cantando em bailes do 8º grupo de Artilharia da Costa, cantando em inglês, rock e calipsos.
Em 1961 foi crooner do conjunto de calipso Dry Boys, fez parte do conjunto Os guaranis.
Se apresentou no programa Os brotos comandam, sendo apresentador do programa Carlos Imperial. Atuou nas casa noturnas Drink, Top Club.
Foi levado por Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli para o Beco das Garrafas, que era o reduto da bossa nova.
Em 1964 viajou pelas América do Sul e América Central, junto com o conjunto Bossa Três, do pianista Luís Carlos Vinhas.
De 1966 a 1967 apresentou o programa de TV, Show em Si ...monal, pela TV Record - canal 7, de São Paulo. Seu diretor era Carlos Imperial. Se revelando um show man. Fez grande sucesso com as músicas País tropical (Jorge Ben, Mamãe passou acúcar em mim, Meu limão, meu limoeiro, Sá Marina( Antonio Adolfo/Tibério Gaspar), num swing criado por César Camargo Mariano, que fazia parte do Som Três, junto com Sabá e Toninho, que foi chamado de pilantragem.
Em 1970 acompanhou a seleção brasileira de futebol à Copa do Mundo, realizada no México. Ficando amigo dos jogadores de futebol Carlos Alberto, Jairzinho e do maestro Erlon Chaves.
Houve um desfalque na empresa em que Simonal tinha. Seu contador foi acusado, supostamente, de ter praticado o roubo.
Durante os interrogatórios, Simonal foi acusado de ser informante do Dops. Foi condenado em 1972. Simonal ficou desmoralizado no meio artístico-intelectual e cultural da época e sua carreira começou a declinar.
O jornal O Pasquim acusou de dedo duro . A repressão imposta pela ditadura militar brasileireira, levaram os jornalistas da época a acreditar que Simonal fôsse informante do SNI. A imprensa o condenou sem provas.
Ele negou veementemente todas as acusações. Em 2002, após sua morte, a família do cantor requisitou abertura de processo para verificar a acusação de informante do regime.
Foram reunidos depoimentos de diversos artistas, além de um documento datado de 1999 em que o então secretário de Direitos Humanos, José Gregori, atestava que não havia evidências - fosse nos arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI) ou no Centro de Inteligência do Exército - de que Simonal houvesse agido como delator. Como resultado, o nome do músico foi reabilitado publicamente pela Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2003.
Independente de qualquer acusação política, porém, o nome de Wilson Simonal vem ganhando cada vez mais reconhecimento pela contribuição musical no cenário brasileiro, sendo considerado um dos grandes cantores da Música Popular Brasileira.
É pai dos também músicos Wilson Simoninha e Max de Castro.

domingo, setembro 02, 2007

Amy Lee.


Amy Lynn Lee (Riverside, 13 de deszembro de 1981) é a vocalista da banda norte-americana Evanescence.
Fundou a banda Evanescence com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben conheceu Amy enquanto ela tocava "I'd Do Anything for Love" do Meat Loaf no piano, convencendo-a a formar uma banda própria. Isto marcou o início do Evanescence.
Amy Lee tem um irmão e duas irmãs. Ainda na escola foi presidente do conselho de corais e participou de um drama onde interpretava um grande número de papéis. Sua família mudou-se para vários lugares, incluindo os estados do Illinois, Kansas e Flórida, mas finalmente instalaram-se em Little Rock, Arkansas, onde o Evanescence começou. Ela se formou em 2000 na Pulaski Academy, e também freqüentou a Middle Tennessee State University.
Sofreu um grande trauma da infância com a morte de sua irmã de três anos. As canções "Hello" (do Fallen) e "Like You" (do The Open Door) abordam este tema.
As principais influências musicais de Lee são Björk, Tori Amos, Korn, Soundgarden, Portishead e Nine Inch Nails.
Teve uma relação pública com Shaun Morgan, vocalista e guitarrista do Seether, num relacionamento que durou de 2003 a 2005.
Em maio de 2007, se casou com um terapeuta de Little Rock Josh Hartzler. Os 2 já eram amigos há vários anos, e começaram a namorar em 2006. As músicas Good Enough e Bring Me To Life foram inspiradas nele