domingo, abril 19, 2009

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho nascido Santos no dia 7 de março de 1945 é jornalista, além de ser o mais conhecido crítico de cinema brasileiro. Trabalhou nos maiores veículos comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Rede Record, TV Cultura, revista Veja e Folha de São Paulo, além de HBO, Telecine e TNT, onde está atualmente com o programa TNT+Filme e onde comenta as entregas do Oscar. Atualmente, está no maior site em língua portuguesa da América Latina, o Univers Online (UOL). Também é o crítico de cinema da Rádio Bandeirantes.
Seus guias impressos anuais são tidos como a melhor referência em língua portuguesa sobre a sétima arte. Rubens já assistiu a quase 40 mil filmes entre longas e curta-metragens, e é sempre requisitado para falar dos indicados na época da premiação do Oscar. Fez participações em filmes brasileiros como ator e escreveu diversos roteiros para minisséries, incluindo as duas adaptações de Éramos Seis de Maria José Dupré. Atualmente trabalha também no teatro.
Ainda criança, começou a escrever em um caderno os filmes que via. Ali, colocava, além do título, nomes dos atores, diretor, diretor de fotografia, roteirista e outras informações. Um autêntico homem-cinema.

Nenhum comentário: