terça-feira, fevereiro 24, 2009

Nicolas Cage

É filho do professor universitário August Coppola e da coreógrafa Joy Vogelsang.
Os pais separaram-se quando tinha cinco anos e Nicolas ficou com o pai. Tem dois irmãos, Mark e Christopher.
Passou por uma infância e adolescência difíceis - a partir dos seis anos sofreu com as crises depressivas de sua mãe, que passava internada num hospital psiquiátrico recebendo terapias de choque: "A minha infância foi passada em visitas ao hospital".
Apesar disso, ele admite que ela foi a inspiração de muitas das suas interpretações. Era o saco de pancadas de um colega no autocarro da escola. Um dia, colocou a roupa do irmão, óculos escuros, gel no cabelo, e entrou furioso no autocarro. Disse que era o primo de Nicolas, que deixassem o seu primo em paz. Trocou Long Beach por São Francisco aos 12 anos, para estudar teatro. Começou a actuar aos 15 e cedo foi para Los Angeles. Aí conseguiu o seu primeiro papel no filme para a televisão The Best of Times.
O seu nome artístico foi retirado da personagem de histórias aos quadrinhos Luke Cage (do qual era fã). Cage é sobrinho do diretor Francis Ford Coppola, sendo assim primo da cineasta Sofia Coppola. Contudo, ele optou por não utilizar o sobrenome famoso quando iniciou a sua carreira. Em sua Árvore Genealógica o primeiro artista da família foi o compositor Carmine Coppola, que casou com Italia Coppola e teve três filhos: Talia Coppola (a atriz Talia Shire), o director Francis Coppola e August Coppola, o pai de Nicholas.
Nicolas Cage demorou bastante tempo para se tornar uma estrela, desde a sua estréia no filme Fast Times at Ridgemont High (Picardias Estudantis) até à sua passagem pelo cinema independente. Em 1982, ele conseguiu um pequeno papel em Picardias Estudantis, mas a maioria das suas cenas foi cortada, o que acabou por desanimar o actor e levá-lo a trabalhar como vendedor de pipocas no Fairfax Theater, pois Nick acreditava que esta era a única carreira que ele poderia seguir relacionada ao cinema.
Dentro das peripécias do actor: ele já chegou a comer uma barata viva para "entender" uma personagem durante as filmagens de Um Estranho Vampiro[carece de fontes?], filmou-se bêbado para encarnar o protagonista de Leaving Las Vegas (Morrer em Las Vegas/Despedida em Las Vegas) e em Birdy (Asas da Liberdade), extraiu dois dentes sem anestesia[carece de fontes?]. O ator pensou em entrar para a Marinha só para viajar num navio e conhecer o mundo, até decidir que deveria encontrar uma forma para expressar sua raiva, seu medo e emoções. E essa forma foi encontrada: ele resolveu actuar. Seguiram-se outros filmes de pouco sucesso, até chegar em Moonstruck (Feitiço da Lua), ao lado de Cher e finalmente, Wild at Heart (Coração Selvagem), de 1990, quando o actor ganhou fama e reconhecimento. Depois, participou noutras longas metragens (facto que o fez ser criticado por um amigo do início de carreira, Sean Penn), o que lhe rendeu um bom dinheiro. Esteve em Con Air (Con Air – A Rota da Fuga) e Gone in 60 Seconds (60 Segundos). Mas também participou em produções de outros géneros, como City of Angels (Cidade dos Anjos), em que actua ao lado de Meg Ryan. A personagem que mais lhe rendeu prémios e boas críticas foi o alcoólico que interpretou em Leaving Las Vegas (Despedida em Las Vegas), pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Actor.
Adora histórias aos quadrinhos. Tinha uma colecção enorme e com raridades, como a primeira edição de Superman. Em 2002, sem qualquer motivo aparente, decidiu leiloar mais de 400 so seus exemplares. No total, a colecção rendeu-lhe mais de US$ 1,6 milhões de dólares.
Nicolas já teve dois casamentos que terminaram, com a actriz Patricia Arquette (1995 - 2001), e com Lisa Marie Presley (2002 - 2004). No mesmo dia que Nicolas a conheceu, no início da década de 1980, ele pediu-a em casamento. Patricia achou que ele era "meio" estranho e descrente do seu sentimento, resolveu entrar na brincadeira e criou uma lista, com um monte de tarefas absurdas e provas de amor praticamente impossíveis, que ele deveria realizar para conquistá-la, tais como um autógrafo do recluso escritor J. D. Salinger. Mas ele realmente começou a realizar tais tarefas, o que deixou a jovem assustada, e esta passou a evitá-lo. Eles reencontraram-se muitos anos depois e casaram-se.
É pai de dois filhos, Weston Coppola Cage (nascido em 1990) fruto de um breve relacionamento com a atriz Kristina Fulton;e Kal-el Coppola Cage (nascido em 2005) fruto de seu actual casamento com Alice Kim. Possui uma estrela na Calçada da Fama, que fica localizada em 7021 Hollywood Boulevard.

2 comentários:

J.BOSCO disse...

muito boa carica, mestre Neil Lima!!
colorido fabuloso
abs

JOLBA disse...

ficou ótima a carica do Nicolas Nei, é voce e Drucker, sou fã mesmo dos trabalhos...um forte abraço