terça-feira, outubro 28, 2008

ATELIER DO ARTISTA

Nesta terça, pela manhã, estive no ateliê do mestre Benício, junto com um amigo. O Artista nos recebeu com o seu sorriso e a simpatia de sempre e já armado com o seu pincel, com o qual trabalhava em mais uma encomenda de ilustração. Sobre a prancheta notei um desenho já preparado para receber o colorido de suas "pinceladas mágicas", com o gouache.
Pude também ter nas mãos vários de seus originais da época em que fazia as capas da extinta Editora Monterrey. Em uma de suas prateleiras havia quatro pilhas de originais muito bem embalados e protegidos. Pena que não dava tempo de vê-los todos... Fiquei babando com aqueles originais ali, nas minhas mãos, enquanto eu sorvia cada pincelada, naquelas nuances muito bem resolvidas!
O ateliê do artista é muito bem organizado. Nada a ver com alguns que são porra-loucas e totalmente dessarrumados. Além das pinceladas o Benício nos revelou que é também um excelente escultor, com vários trabalhos intimistas de cerâmica em terracota e de quebra, para relaxar, ainda toca piano, é mole?
Enfim, como prêmio, o generoso Benício ainda me presenteou com um autógrafo desenhado no meu caderninho de apontamentos, como pode-se observar no anexo da foto.
GANHEI O DIA!!!

terça-feira, outubro 21, 2008

Dona Marta é um Suplicyo!


Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy (São Paulo, 18 de março de 1945) é uma política e psicóloga brasileira, ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra do Turismo.

Biografia
Nascida Marta Teresa Smith de Vasconcelos, filha de Luís Alfredo Smith de Vasconcelos (filho do terceiro dos barões de Vasconcelos e neto de Alessandro Siciliano) e de Noemia Fraccalanza, casou-se em 1964 com Eduardo Matarazzo Suplicy (bisneto de Francesco Matarazzo). Tem três filhos, João, André e Eduardo (o cantor Supla).
Divorciou-se em 2001, logo após se eleger prefeita, mas manteve o sobrenome com o qual se tornou conhecida. Com o divórcio oficializado em 2003, casou-se com o franco-argentino Luis Favre, pseudônimo de Felipe Belisario Wermus.

Carreira
Estudou no Colégio Des Oiseaux (Colégio das Cônegas de Santo Agostinho) até o fim do curso ginasial. Cursou o Colegial no Colégio Nossa Senhora de Sion, também em São Paulo, no estado de São Paulo, onde fundou o Grêmio na década de 1960, com marcada atuação na política estudantil, notadamente contra o governo militar.
Formada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fez pós-graduação na Universidade de Stanford em 1973, onde foi líder estudantil.
É membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise e da International Psychoanalytical Association, além de fundadora e ex-presidente do Instituto de Políticas Públicas Florestan Fernandes (1999-2000), organização que tem como objetivo elaborar propostas e políticas alternativas para a cidade de São Paulo e Região Metropolitana de São Paulo.
Na década de 80, ancorou um quadro sobre sexualidade no programa TV Mulher, da Rede Globo - momento em que, após a ditadura militar, era possível falar no assunto, até então banido da mídia. Mesmo assim, o programa provocou polêmica e reações por parte de setores conservadores.
Foi também fundadora e presidente do Grupo TVer (1997), ONG que estimula a visão crítica sobre os abusos e excessos nas programações das emissoras de TV e defende os direitos dos telespectadores. Também fundou o GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual), ONG que desenvolve trabalhos de capacitação e oficinas para profissionais de saúde e educação na área de orientação sexual e prevenção da AIDS.
Fonte:W

sexta-feira, outubro 17, 2008

SIR SEAN CONNERY

Sir Thomas Sean Connery, é um ator britânico nascido nasceu em Edimburgo, 25 de agosto de 1930, na Escócia. É famoso desde a década de 1960 pelo papel no cinema do agente secreto do MI-6 britânico, James Bond, criado pelo escritor Ian Fleming.
Nestes mais de quarenta anos de estrelato, Connery construiu uma sólida carreira cinematográfica após deixar o personagem de 007 em 1971, estrelando filmes importantes e populares nos anos seguintes como O Homem que Queria Ser Rei, O Nome da Rosa , Os Intocáveis e Caçada ao Outubro Vermelho , entre outros. Por sua contribuição às artes cinematográficas e ao Império Britânico, foi sagrado Sir pela Rainha Elizabeth II em 2000, apesar de ao longo de toda a vida ter lutado pela causa da independência da Escócia do Reino Unido.
Filho de pai católico e mãe protestante, Connery começou a vida como leiteiro em sua terra natal e até ter sua primeira oportunidade na vida artística, num musical chamado South Pacific, serviu na Marinha Real, foi motorista de caminhão e modelo vivo para artistas do Colégio de Artes de Edimburgo. Nesta época ele foi terceiro colocado no concurso de Mister Universo de onde, através da insistência de um amigo, saiu para fazer os testes para a peça, que acabou lhe abrindo o caminho para o trabalho de ator nos palcos, na televisão e nas telas de cinema.
Após trabalhos menores no cinema e na televisão inglesa, entre o fim dos anos 50 e começo dos 60, Connery chegou à fama internacional na pele do agente James Bond no filme 007 Contra o Satânico Dr. No em 1962, que inauguraria a mais bem sucedida e longeva série cinematográfica, que resiste há mais de 40 anos, e da qual Connery fez seis filmes oficiais, marcando o personagem de maneira definitiva.
Em 1971, depois de 007 Os Diamantes são Eternos, Connery deixou o personagem (ao menos por doze anos, já que voltaria a ele em 1983, no filme 007 Nunca Diga Nunca Outra Vez, uma refilmagem de 007 Contra a Chantagem Atômica, feita numa produção de menor qualidade e com um Connery já envelhecido e que se revelou um fracasso de crítica e de bilheteria, para investir numa carreira mais diversificada.
A partir do sucesso de O Homem que Queria Ser Rei em 1975, dirigido por John Huston e co-estrelado por seu amigo Michael Caine, sua carreira entrou em ascensão em qualidade e diversidade, fazendo com que Connery se tornasse o único de todos os atores que interpretaram o papel de espião favorito de Sua Majestade a conseguir isso. Nas décadas seguintes, Sean estrelaria sucessos como Highlander , Robin e Marian, O Nome da Rosa, Indiana Jones e a Última Cruzada , Armadilha, A Rocha , Caçada ao Outubro Vermelho, e coroaria a carreira com o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em Os Intocáveis, com Kevin Kostner e Robert de Niro, em 1987, numa cerimônia em que foi aplaudido de pé ao por todos presentes no Dorothy Chandler Pavillion, local da festa de entrega dos prêmios da Academia na época.
Nos últimos anos, após o fracasso comercial e de crítica de seu último filme, A Liga Extraordinária, Connery mantém-se afastado do cinema, em parte por sua decepção com o sistema de Hollywood, bem como por sua alegada declaração de que se concentra em escrever um livro sobre sua vida.
Sean Connery foi casado por onze anos (entre 1962 e 1973) com a atriz australiana Diane Cilento, com quem teve um filho, Jason. Foi um relacionamento conturbado e amargo que levou a atriz a escrever uma autobiografia retratando Connery como um péssimo marido. Desde 1975 ele está casado com a artista franco-tunisiana Michelle Roquebrune Connery. Vive com a mulher em Nassau, nas Bahamas.
Connery é um dos maiores apoiadores e colaboradores financeiros do Partido Nacional Escocês, que luta pela independência da Escócia. Metade do seu cachê em 007 Os Diamantes São Eternos (na época, 1971, o maior já pago a qualquer ator de cinema, para que ele voltasse ao papel de Bond) foi doado ao partido e para ajuda a crianças carentes da Escócia. A Escócia tem hoje um parlamento próprio e Connery acredita que ela se tornará independente da Grã-Bretanha ainda durante sua vida. Seu apoio ostensivo a esta causa fez com que sua sagração a Cavalheiro do Reino Unido da Grã-Bretanha, que lhe deu o título de Sir, fosse adiada por muitos anos.
Após receber a Legião de Honra do governo francês em 1991, ele foi finalmente agraciado com o título de Sir pela Rainha Elizabeth II, em 5 de julho de 2000, numa cerimônia que, a seu pedido, foi realizada na Escócia e à qual compareceu vestido com um traje típico escocês, um kilt de caça do clã MacLean.
Contudo, seu patriotismo pela Escócia é bastante questionado por opositores políticos na Grã-Bretanha, já que Connery se mudou para lá há anos para fugir das pesadas taxas de imposto de renda do país.
Connery passou por duas importantes operações nos últimos anos: em 1993, foi obrigado a se submeter à radioterapia para eliminar nódulos na garganta e, em 2003, operou os dois olhos de catarata.
Principais premiações:
1986 – O Nome da Rosa – BAFTA de melhor ator 1987 – Os Intocáveis – Oscar de melhor ator coadjuvante.

sábado, outubro 11, 2008

Seres na barca.

Este é mais um desenho da série "Seres na Barca", sendo que este já é mais atual e a embarcação é a dita mais moderna e leva menos tempo na travessia, mas em compensação tem que ficar meio que à deriva esperando a outra sair do pier de atracação, porque, PASMEM, só existe um atracadouro em cada ponto da Baía de Guanabara para as três barcas em operação.
Ou seja um só na Estação de Niterói e um só na Estação do Rio, pode??? E o povo é quem sofre se apertando dentro da estação até a embarcação chegar. Isso sem contar com a enorme fila que acontece nas horas de pico. Imaginem quando o verão chegar...