terça-feira, outubro 21, 2008

Dona Marta é um Suplicyo!


Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy (São Paulo, 18 de março de 1945) é uma política e psicóloga brasileira, ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra do Turismo.

Biografia
Nascida Marta Teresa Smith de Vasconcelos, filha de Luís Alfredo Smith de Vasconcelos (filho do terceiro dos barões de Vasconcelos e neto de Alessandro Siciliano) e de Noemia Fraccalanza, casou-se em 1964 com Eduardo Matarazzo Suplicy (bisneto de Francesco Matarazzo). Tem três filhos, João, André e Eduardo (o cantor Supla).
Divorciou-se em 2001, logo após se eleger prefeita, mas manteve o sobrenome com o qual se tornou conhecida. Com o divórcio oficializado em 2003, casou-se com o franco-argentino Luis Favre, pseudônimo de Felipe Belisario Wermus.

Carreira
Estudou no Colégio Des Oiseaux (Colégio das Cônegas de Santo Agostinho) até o fim do curso ginasial. Cursou o Colegial no Colégio Nossa Senhora de Sion, também em São Paulo, no estado de São Paulo, onde fundou o Grêmio na década de 1960, com marcada atuação na política estudantil, notadamente contra o governo militar.
Formada em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fez pós-graduação na Universidade de Stanford em 1973, onde foi líder estudantil.
É membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise e da International Psychoanalytical Association, além de fundadora e ex-presidente do Instituto de Políticas Públicas Florestan Fernandes (1999-2000), organização que tem como objetivo elaborar propostas e políticas alternativas para a cidade de São Paulo e Região Metropolitana de São Paulo.
Na década de 80, ancorou um quadro sobre sexualidade no programa TV Mulher, da Rede Globo - momento em que, após a ditadura militar, era possível falar no assunto, até então banido da mídia. Mesmo assim, o programa provocou polêmica e reações por parte de setores conservadores.
Foi também fundadora e presidente do Grupo TVer (1997), ONG que estimula a visão crítica sobre os abusos e excessos nas programações das emissoras de TV e defende os direitos dos telespectadores. Também fundou o GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual), ONG que desenvolve trabalhos de capacitação e oficinas para profissionais de saúde e educação na área de orientação sexual e prevenção da AIDS.
Fonte:W

Nenhum comentário: