terça-feira, junho 26, 2007

Gisele Bündchen

Gisele Caroline Nonnenmacher Bündchen (Horizontina, 20 de julho de 1980) é uma supermodelo brasileira. Já foi capa de milhares de revistas e outdoors e é garota-propaganda de mais de 20 produtos em todo o mundo. Foi declarada a modelo mais bem paga do mundo – um título que mantém há cinco anos – ganhando trinta milhões de dólares entre junho de 2005 e junho de 2006. Sua fortuna pessoal é avaliada em 150 milhões de dólares, aparecendo no Guiness Book como a modelo mais rica do mundo.

Biografia
Descendente de alemães, Gisele nasceu na região noroeste do Rio Grande do Sul, como filha de Valdir e Vânia Bündchen. Tem cinco irmãs, Raquel, Graziela, Gabriela, Rafaela e, sua irmã gêmea, Patrícia. Quando adolescente, tinha o sonho de se tornar uma jogadora de vôlei e até cogitou entrar para o time da Sogipa.
Sua carreira de modelo começou quando foi descoberta por Dilson Stein aos quatorze anos de idade em um restaurante da rede McDonald's de São Paulo, enquanto comia um Big Mac. Inicialmente, trabalhou para a agência de modelos Elite. Posteriormente, passou a ser representada pela IMG New York.
Gisele fez anúncios e fotografias para vários estúdios de moda, incluindo Valentino, Zara, Bulgari, Tommy Hilfiger, Chloe, Céline, Versace, Christian Dior, Michael Kors, Ralph Lauren, Victoria's Secret, e Dolce & Gabbana. Também apareceu nas capas de revistas como Allure, Marie Claire, Vogue EUA, Vogue Itália, Harper’s Bazaar, Arena, e Rolling Stone. Sua figura curvilínia fez com que a Vogue se referisse a seu trabalho como o "retorno da modelo sexy", já que ela parece ter marcado o fim de uma tendência de modelos muito magras, como Kate Moss.
Gisele recentemente ganhou o prêmio de "Modelo do Ano" e foi nomeada "A Garota Mais Bonita do Mundo" pela revista Rolling Stone. Gisele já teve piercing no umbigo, e tem uma estrela tatuada em seu pulso esquerdo e uma lua nova com duas estrelas no pé direito. Foi por muitos anos namorada de Leonardo DiCaprio.
Tem casas no distrito de Tribeca, em Manhattan e uma casa perto de Woodstock, Nova York.
Atualmente tenta diversificar sua atuação. Esteve no filme estadunidense Táxi, em O diabo veste Prada (2006) e, devido ao seu perfil global e aos seus interesses na indústria cinematográfica, é cogitada para outras atuações.
Em janeiro de 2007 a revista Forbes divulga a lista das 20 pessoas mais ricas da indústria do entretenimento e Gisele é a única brasileira incluída. Com uma fortuna estimada em US$ 70 milhões, é a 16ª colocada. Enquanto a maioria das top models mantém no máximo quatro contratos, Gisele conta com doze, aí incluídos gigantes da indústria da moda como Victoria's Secret e Dolce & Gabbana.

Jece Valadão

Jece Valadão, pseudônimo de Gecy Valadão, (Campos, 24 de julho de 1930São Paulo, 27 de novembro de 2006) foi um ator e diretor brasileiro.
Nascido em Murundu, distrito do município de Campos, na região norte do estado do Rio de Janeiro. Foi criado em Cachoeiro de Itapemirim, devido à transferência de seu pai, ferroviário, para a cidade.
Valadão construiu como ator uma imagem de homem rude e machão. Associou-se voluntariamente à palavra "cafajeste" no plano pessoal. Trabalhou em mais de cem filmes, como ator, diretor e produtor. Foi casado com a atriz Vera Gimenez, padrasto da apresentadora Luciana Gimenez e era pai do ator Marco Antônio Gimenez. Casou-se seis vezes e teve nove filhos. Em 1995, converteu-se ao protestantismo, chegando a se tornar pastor da sua igreja, a Assembléia de Deus.
Em 21 de novembro de 2006, Jece Valadão sentiu-se mal e foi internado na UTI do Hospital Panamericano, com insuficiência respiratória. E, às 17h20 do dia 27 de novembro veio a falecer.

Carreira artística
Valadão fez parte do elenco das primeiras montagens de Perdoa-me por me Traíres e Os Sete Gatinhos, ambas peças de Nelson Rodrigues — então seu cunhado - e que o considerava o ator perfeito para suas peças.
Nos anos 70, foi ator e sobretudo produtor de comédias e filmes policiais eróticos. Uma de suas últimas participações na televisão foi na série Filhos do Carnaval, onde interpretou um bicheiro dono de uma escola de samba. O papel de bicheiro também foi representado pelo ator nos filmes Boca de Ouro, Amei um Bicheiro e Deu Águia na Cabeça.
Após alguns anos sem representar, após a conversão em 1995, voltou para participar de O Cangaceiro (1997), Garrincha — Estrela Solitária (2003) e Em Nome de Jesus (2003). Na televisão, atuou com maior destaque na telenovela Transas e Caretas (1984), de Lauro César Muniz. Mais recentemente, fez participações especiais nos seriados Sob Nova Direção e A Diarista e nas telenovelas Bang Bang (Globo) e Cidadão Brasileiro (Record), além da série Filhos do Carnaval, transmitida pelo canal HBO, em 2006.
Gravou o documentário O Evangelho Segundo Jece Valadão, sobre a própria vida, em que disse ter-se arrependido por ter sido um pai ausente e em que conta como Jesus Cristo o salvou, tornou-se evangélico há dez anos.

"O Jece Valadão morreu dez anos atrás e eu renasci espiritualmente", definiu ele certa vez.

terça-feira, junho 12, 2007

Eu, por Chico Caruso.

Esta minha caricatura foi feita pelo colega Chico Caruso, quando de um evento no SENAC de Copacabana, onde eu trabalhava. Após o evento saímos em grupo para um papo regado a chopinhos. Eu saquei de um livro do mestre Chico e pedí-lhe que o autografasse. Prontamente ele sacou de sua caneta esferográfica e começou a me desenhar, no que eu também fiz o mesmo num duelo de traços.
Quando entreguei-lhe a carica que fiz, ele olhou e disse que estava muito parecida... com o irmão dele, o Paulo Caruso!

sexta-feira, junho 01, 2007

Chico Buarque

Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, cantor, compositor, teatrólogo e escritor brasileiro.
Filho de Sérgio Buarque de Holanda, um importante historiador e jornalista brasileiro, e de Maria Amélia Cesário Alvim.
Foi casado com a atriz Marieta Severo com quem teve três filhas: Sílvia, que é atriz, Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina.
Nascido numa família ilustre, conheceu Vinicius de Moraes e Paulo Vanzolini dentre outros, antes de iniciar sua carreira, pois eles visitavam com frequência seus pais em sua casa na Itália.
Participou nos festivais da MPB nos anos 60.
No início da carreira conheceu Elis Regina, que havia ganhado o Festival de Música Popular Brasileira de 1965 com a canção Arrastão; mas a cantora acabou desistindo de gravá-lo devido à impaciência com a timidez do compositor. Chico Buarque se revelou ao público brasileiro quando ganhou o mesmo Festival, no ano seguinte (1966), patrocinado pela TV Record, com A Banda, interpretada por Nara Leão (empatou em primeiro lugar com Disparada, de Geraldo Vandré).
No festival de 1967 faria sucesso também com Roda Viva, interpretada por ele e pelo grupo MPB-4 -- amigos e intérpretes de muitas de suas canções. Em 1968 voltou a vencer outro Festival, o III Festival Internacional da Canção da TV Globo. Como compositor, em parceira com Tom Jobim, com a canção Sabiá. Mas desta vez a vitória foi contestada pelo público, que preferiu a canção que ficou em segundo lugar: Pra não dizer que não falei de flores, de Geraldo Vandré.
Estilo musical
A participação no Festival, com A Banda, marcou a primeira aparição pública de grande repercussão apresentando um estilo amparado no movimento musical urbano carioca da Bossa nova, surgido em 1957. Ao longo da carreira, o samba e a MPB também seriam estilos amplamente explorados.

Djavan

Djavan Caetano Viana (Maceió, 27 de janeiro de 1949) é um cantor e compositor brasileiro.
Filho de mãe lavadeira que entoava canções de Ângela Maria e Nelson Gonçalves. Aprendeu violão sozinho na adolescência. Sempre gostou muito de jogar futebol.
Aos dezoito anos, formou o conjunto Luz, Som, Dimensão (LSD), que tocava em bailes de clubes, praias e igrejas de Maceió. No ano seguinte, Djavan largou o futebol e passou a dedicar-se apenas à música.
Em 1973 foi para o Rio de Janeiro onde teve ajuda do radialista Edson Mauro, que o apresentou a Adelzon Alves, que o levou para o produtor da Som Livre, João Mello que lhe deu a oportunidade de gravar músicas de outros artistas para as novelas da Rede Globo: "Alegre menina" (Jorge Amado e Dorival Caymmi), da novela "Gabriela"; e "Calmaria e vendaval" (Toquinho e Vinícius de Moraes), da novela "Fogo sobre terra".
O reconhecimento aconteceu mesmo em 1975 quando participou do Festival Abertura e conquistou o segundo lugar com a música "Fato consumado". Seu primeiro LP foi em 1976 tendo a faixa Flor de lis um de seus grandes sucessos. Em 1978 sua música Álibi é gravada por Maria Bethânia, dando nome ao disco de maior sucesso na carreira da cantora.
As músicas de Djavan são conhecidas pelas suas "cores". Djavan retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia-a-dia e se utiliza de seus elementos em construções metafóricas que nenhum outro compositor consegue nem mesmo ousar. As músicas de Djavan são amplas, confortáveis chegando ao requinte de um luxo accessível a todos.

Fernanda montenegro

Este desenho me rendeu um troféu numa das edições do Salão Carioca de Humor.
Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Monteiro, (Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929) é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão. É considerada tanto pelo público como pela crítica como a melhor atriz do Brasil de todos os tempos.
Iniciou sua carreira no ano de 1950, com o espetáculo Alegres Canções nas Montanhas, ao lado daquele que seria seu marido por toda a vida, Fernando Torres. Sua estréia em cinema se dá na produção de 1964 para a Tragédia Carioca de Nelson Rodrigues, A Falecida, sob direção de Leon Hirszman.
Além de ter sido cinco vezes agraciada com o Prêmio Molière, ter recebido três vezes o Prêmio Governador do Estado de São Paulo e de inúmeros outros prêmios em teatro e cinema, ganhou ainda o Urso de Prata de melhor atriz e concorreu ao Oscar de melhor atriz em 1999 por Central do Brasil de Walter Salles. Recebeu também vários prêmios da crítica americana, no mesmo ano (Golden Globe Award, Los Angeles Film Critics Award, National Board of Review Award).
Em televisão participou de centenas de teleteatros na extinta TV Tupi de São Paulo, telenovelas na extinta TV Excelsior e dezenas de produções na Rede Globo.
É casada com o também ator Fernando Torres, com quem tem dois filhos: a atriz Fernanda Torres e o diretor Cláudio Torres, um dos sócios da Conspiração Filmes, produtora de publicidade e cinema.

Mané Garrincha

Manuel dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha, (Magé, 28 de outubro de 1933Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar, ou exatamente, pelo fato de ter suas pernas tortas. É considerado entre os especialistas de futebol como um dos maiores jogadores da história do futebol em todos os tempos. No auge de sua carreira, passou a assinar como Manuel Francisco dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou.
Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas" [1], foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do ataque brasileiro. A força do seu carisma ficou marcada lapidarmente nos palavras do grande poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade:
Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios.