segunda-feira, janeiro 24, 2011

CARICATURISTAS E CARTUNISTAS NA CRUZ VERMELHA


André Lemos e André Brown, colegas atuantes e conscientes, tiveram a ótima ideia de realizar uma semana de caricatura ao vivo para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro.
Com a participação da Cruz Vermelha e da Prefeitura do Rio de Janeiro, os caricaturistas pretendem ocupar, a partir da terça-feira que vem, o Largo da Carioca, onde os artistas oferecerão caricaturas das pessoas que entregarem donativos.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Ronaldinho no Flamengo.

Finalmente a Presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, conseguiu o contrato com o jogador Ronaldinho Gaúcho.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Peter Postlethwaite

Sir Peter William Postlethwaite (Warrington, Cheshire, 16 de fevereiro de 1946 - Shrewsbury, Shropshire, 02 de janeiro de 2011) foi um ator britânico. Em 1994 ele foi nomeado para um Oscar de melhor ator coadjuvante por Em Nome do Pai, o filme de 1993.


Em 2004, o ator recebeu a Medalha da Ordem do Império Britânico por sua carreira no teatro, cinema e televisão. Postlethwaite recentemente retornou ao palco para tocar o clássico "Rei Lear".

Postlethwaite foi bem conhecido por seu ativismo político também. O ator deixa esposa e dois filhos.

terça-feira, janeiro 04, 2011

Bonequinhos Viajantes

Do papel viestes e ao papel retornarás - 29/12/2010 - 12:05 - Enviado por: Pedro de Luna

Mulata de Nei Lima.

Inaugurou no último dia 23, no Castelinho do Flamengo, a exposição de artes visuais "Bonequinhos Viajantes", organizada pelos artistas gráficos Marcelo Martinez e Romero Cavalcanti. Nada mais nada menos que 80 ilustradores, muitos deles ativos no meio das histórias em quadrinhos, criaram personagens de aproximadamente 15 cm de altura e registraram sua criação numa fotografia em seu "habitat natural".

Mas que o leitor aqui do JBlog não pense que é mais uma exposição oportunista de toy art, a última modinha entre os mudernos de plantão. “Acho que nem mesmo se enquadrariam na categoria de paper toys, uma vez que não foram pensados como algo para ser manipulado ou colocado em uma prateleira, embora alguns dos trabalhos até brinquem um pouco com isso”, explica Martinez. “São ilustrações, pensadas em um suporte diferente, que lhes confere um aspecto tridimensional”.

E de onde surgiu a idéia desta mostra? “O Romero Cavalcanti e eu pensamos em um modelo de exposição coletiva onde o conjunto de trabalhos em si se configurasse quase como uma única obra, de múltiplos autores. Mas focando na simplicidade, no ato de desenhar por diversão”, conta o curador. “A ideia era simbolizar um crescente abraço dos Bonequinhos de vários cantos do Brasil, que, metaforicamente, vão dando as mãos uns para os outros. Daí o conceito de "viagem", presente também na cenografia criada pelo Romero e na estrutura de montagem que adotamos para o espaço da mostra, valorizando a exposição dos originais”.

Ok, mas esse aqui é um blog sobre quadrinhos e animação. Qual o link entre eles e a exposição? Martinez responde numa só tacada: “Tinta/papel/diversão. Nossa ideia era montar um time multidisciplinar de artistas gráficos. Temos ilustradores, cartunistas, quadrinistas, animadores, artistas plásticos, designers e grafiteiros. São estilos e técnicas diversas. Em comum, o prazer de desenhar, independentemente da área de atuação”.

E dá uma informação que certamente vai deixar muita gente tentada de conferir ao vivo. “O catálogo da expo, gratuito para os visitantes, é um posterzão dupla face, com um lado apresentando os originais, e o outro com a sequência de fotos dos bonequinhos, tiradas pelos próprios autores. Este lado das fotos traz uma organização que meio que conta uma historinha coletiva, pois agrupamos as imagens por assunto (dentro de casa, exterior, natureza, etc). O caráter de cada personagem é sugerido por sua relação com o "habitat natural" que cerca estas fotos”.

E aí, ficou curioso? A expo fica até 27 de fevereiro, com entrada franca e censura livre.

Para mais informações, visite o site oficial: http://www.bonequinhosviajantes.com/