segunda-feira, julho 23, 2007

Victor Hugo

Victor Hugo (26 de fevereiro de 1802 em Besançon - 22 de maio de 1885, Paris) foi um escritor e poeta francês, autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras.
O seu primeiro recolhimento de poemas, Odes, é publicado em 1822: tem então vinte anos. Mas é com Cromwell, publicado em 1827, que alcançará o sucesso. No prefácio deste drama, opõe-se às convenções clássicas, em especial à unidade de tempo e à unidade de lugar.
Tem, até uma idade avançada, diversas amantes, sendo a mais famosa Juliette Drouet, atriz sem talento que lhe dedica a sua vida, e a quem ele escreve numerosos poemas. Ambos passavam juntos o aniversário do seu encontro e preenchiam, nesta ocasião, ano após ano, um caderno comum que nomeavam o Livro do aniversário.
Criado por sua mãe no espírito da monarquia, acaba por se convencer, pouco a pouco, do interesse da democracia ("Cresci", escreve num poema onde se justifica). A sua idéia é que "onde o conhecimento está apenas num homem, a monarquia se impõe." Onde está num grupo de homens, deve fazer lugar à aristocracia. E quando todos têm acesso às luzes do saber, então vem o tempo da democracia". Tendo se tornado favorável a uma democracia liberal e humanitária, é eleito deputado da Segunda República em 1848, e apóia a candidatura do "príncipe Louis-Napoléon", mas se exila após o golpe de Estado de 2 de Dezembro de 1851, que ele condena vigorosamente por razões morais (Histoire d'un crime).
Durante o Segundo Império, em oposição a Napoléon III, vive em exílio em Jersey, Guernsey e Bruxelas. É um dos únicos proscritos a recusar a anistia decidida algum tempo depois: « Et s'il n'en reste qu'un, je serai celui-là » ("e se sobra apenas um, serei eu"). A morte da sua filha, Leopoldina, deixou-o a tal ponto desamparado que se deixa tentar, na sua lembrança, por experiências espíritas relatadas numa obra diferente nomeada Les tables tournantes de Jersey.
De acordo com seu último desejo, seu corpo é depositado em um caixão humilde que é enterrado no Panthéon. Tendo ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo, estima-se que 1 milhão de pessoas vieram lhe prestar uma última homenagem.

domingo, julho 22, 2007

Descaso e acinte em dia de condecoração.

O meu repúdio com o descaso e a indiferença com as vítimas e seus familires no acidente do vôo 3054 da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, num evento com acinte de condecoração com a medalha de Santos Dumont por serviços prestados à Aviação Brasileira.
O Sr. Milton Zuanazzi e mais a cara-de-pau do vice-presidente da república , o Sr. José Alencar recebendo tais honrarias... Por quê mesmo, hein?!
Como diria um certo apresentador de um programa de TV, isso é um tapa na cara do povo!!! Ou como diria um outro: "Isso é uma vergonha!"

quinta-feira, julho 19, 2007

"Qüem-Qüem".

Esta é a outra caricatura com a qual eu participo do livro em homenagem ao Chico Anysio. O personagem "Qüem-Qüem".
Trata-se de um compêndio com 77 personagens criados pelo grande humorista e ator Chico Anysio, retratados por 40 dos principais cartunistas do país.


Imperdível! "É Mentira, Chico?" Editora Resultado.

Livraria Saraiva, R$79,00.

Com o mestre Chico Caruso

Flagrante ainda do lançamento do livro do Ziraldo em homenagem ao grande ator e humorista Chico Anysio!
Aí, na foto, com o mestre Chico Caruso.
Registro feito por meu amigo Zé Roberto.

Com os mestres!

O lançamento do livro com as caricas dos personagens do Chico Anysio aconteceu na Livraria Saraiva, dia 28 de junho, e contou com a presença de boa parte dos artistas envolvidos.

Aí no flagrante da noite de autógrafos, eu, ladeado pelos velhos mestres: Chico Anysio e Ziraldo.

Clicada do meu amigo Zé Roberto - Graúna. (http://www1.fotolog.com/zrgrauna/9573677).

Eu, no livro do Ziraldo!


O humor gráfico brasileiro está rindo à toa, e fez do Shopping Rio Sul o palco de um dos encontros mais interessantes do ano. Graças ao belo trabalho do jornalista Rick Goodwin, que atuou como curador e do projeto gráfico da competente Fernanda Precioso, o ótimo "É Mentira, Chico?" foi lançado, em forma de livro de arte, trazendo 192 páginas com os divertidos traços de alguns dos nossos melhores desenhistas. Participaram do livro os cartunistas Afonso Carlos, Amarildo, Amorim, Aroeira, Baptistão, Brito, Camilo Riani, Cau Gomes, Cárcamo, Cavalcante, Celso Mathias, Cesar Lobo, Chico Caruso, Cláudio, Dalcio, Érico Ayres, Fernandes, Ferreth, Fraga, Frata, Gil, Gilmar, Humberto, Ique, JR. Lopes, Kacio, Lan, Léo Martins, Lézio, Loredano, Lula, Manga, Mário Alberto, Monteiro, Nei Lima, Paffaro, Paixão, Paulo Branco, Paulo Caruso, Quinho, Ricardo Soares, Rossi, Ulisses, Xande e Ziraldo, que com talento e humor apurado foram os responsáveis pelas caricaturas que retrataram os geniais e inesquecíveis personagens criados pelo eclético Chico Anysio. O lançamento aconteceu na Livraria Saraiva, na quinta-feira, dia 28 de junho, e contou com a presença de boa parte dos artistas envolvidos. O livro terá o seu lançamento também, em São Paulo!

Aí está a capa do livro com uma carica que eu fiz do personagem "Meinha", com os devidos autógrafos do Chico e do Ziraldo.

domingo, julho 15, 2007

Ayrton Senna da Silva

Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960Bolonha, 1 de maio de 1994) foi um piloto de automóveis brasileiro, vencedor por três vezes do campeonato mundial de Fórmula 1. É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos mais importantes pilotos de automobilismo de todos os tempos.
Nascido na capital paulista, filho de um rico empresário brasileiro, logo interessou-se por automóveis. Incentivado pelo pai, um entusiasta das competições automobilísticas, ganhou o primeiro kart, feito pelo próprio pai (Sr. Milton), aos quatro anos de idade, que tinha um motor de picadeira. A habilidade do garoto na condução do novo brinquedo impressionou a família. Aos nove, já conduzia jipes pelas precárias estradas existentes no interior das propriedades do pai. Começou a competir oficialmente nas provas de kart aos treze anos. Em 1977, venceu o Campeonato Sul-Americano de Kart. Foi vice-campeão mundial da categoria, a única que não conseguiu o título máximo. Ayrton Senna da Silva foi detentor de um recorde impressionante que levou 10 anos para ser quebrado (poles), um paulistano de carisma e competência, deixou um grande legado para os brasileiros que vai além do exemplo como piloto. Idealizou o Instituto Ayrton Senna, instituição do terceiro setor atualmente dirigida pela irmã Viviane.

Lula e o Pan.

E então o Rio mostrou um grande espetáculo na abertura dos Jogos do Panamericano no Brasil, mas o que ninguém esperava era a vaia que o presidente Lula recebeu daquela enorme platéia e por isso foi descartada a sua declaração de abertura dos Jogos do Pan, sendo feita pelo reeleito presidente do COB(Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman.